segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Análise do Campeonato Brasileiro

Com o primeiro turno parcialmente encerrado (ainda faltam três jogos, dos quais dois do Internacional, que pode ser campeão do turno), já podemos visualizar quais são as ambições das equipes neste campeonato. A fórmula de pontos corridos, implantada em 2003, fornece vários objetivos a serem alcançados, que não se resumem apenas ao título de campeão, oferecendo várias virtuais decisões ao longo do campeonato. Então vamos a uma breve análise sobre os objetivos: Título, Vaga na Copa Libertadores, Vaga na Copa Sul-Americana e escapar do rebaixamento.


Brigam pelo Título: Internacional, Palmeiras e São Paulo

Estas são as equipes que tem bala na agulha, e com reais chances de conquistar o título.

Atual tricampeão brasileiro, o São Paulo começou muito mal o campeonato. Desacreditado e eliminado prematuramente da Libertadores em casa pelo Cruzeiro, houve troca de comando técnico, com Ricardo Gomes assumindo o comando. A mudança surtiu efeito, e o tricolor paulista emendou uma sequência de oito jogos invicto, com 7 vitórias. Tem grupo, conta com o talento de Hernanes, com a categoria de Miranda, e com a boa fase de jogadores como Jorge Wagner e Dagoberto, A equipe já entrou no G4 e tem tudo para manter a boa fase.

Já o Palmeiras, começou o campeonato oscilando entre boas e más partidas. Saiu Vanderlei Luxemburgo, e com Jorginho como interino, a equipe paulista emendou uma sequência de vitórias que o trouxe à liderança. Contratou Muricy Ramalho, que por enquanto, ainda não se encaixou no time palmeirense. Dos 3 times, é o que possui um grupo menos qualificado, dependente das individualidades de Diego Souza, Cleiton Xavier e Marcos. Precisa reforçar seu grupo.

O Internacional, que de favorito absoluto pela maioria dos setores da imprensa à conquista do título, oscilou a uma incógnita após a perda da Copa do Brasil, com uma sequência de maus resultados, parece que reencontrou seu rumo e segue vivo na luta pelo título. O Colorado perdeu Nilmar, vendido ao Villareal (Esp), trouxe o meia-atacante Edu e o zagueiro Fabiano Eller, podendo ainda trazer mais reforços. A equipe nunca saiu do G4, e esta voltando a apresentar boas atuações. Descontando os jogos atrasados, pode ser campeã do Troféu Armando Nogueira. A equipe conta com a boa fase de Andrezinho, Alecsandro e a afirmação de Giuliano. A zaga com Bolívar e Sorondo está se mostrando segura. Ao contrário de São Paulo e Palmeiras, o Colorado disputará neste semestre a Copa Sul-Americana, o que pode tirar o foco da equipe de Tite na conquista do Brasileirão.


Brigam pela vaga na Libertadores: Atlético-MG, Goiás, Grêmio e Flamengo

Considerando que as três equipes que lutam pelo título conquistarão suas vagas na Libertadores, sobrará uma vaga as outras equipes que a ambicionam. O Goiás possui um grande time, que o está colocando momentaneamente na segunda posição. Possui Vitor e Júlio Cesar, que são dois grandes alas, um meio de campo com Ramalho, Amaral, Léo Lima, Felipe Menezes, e um ataque com Felipe, Iarley e Fernandão como opções. É o principal candidato, podendo até ambicionar o título, porém a disputa da Copa Sul-Americana pode atrapalhar seus obetivos. O Atlético-MG é uma incógnita. Permaneceu várias rodadas na liderança, e nesta última deixou o G4. Não tem grandes valores individuais, exceto Diego Tardelli, recentemente chamado à Seleção Brasileira. Assim como os goianos, também vai disputar a competição sul-americana, e como não possui um grande e qualificado elenco, pode derrapar em ambas as competições. O Grêmio possui um elenco mediano, porém bem treinado pelo técnico Paulo Autuori. Sua aposta é no fator local, onde possui a melhor campanha do campeonato como mandante. Destes times, tem uma vantagem: é o único que não disputará a Copa Sul-Americana. Ainda não ganhou fora de casa, porém tem time para ambicionar uma vaga na Copa Libertadores 2010. O Flamengo, apesar de estar na metade da tabela, possui um bom time. Tem bons alas, meio campo e conta com a presença do “Imperador” Adriano no ataque. Está lidando com muitos desfalques por lesões, porém como jogará muitos jogos no Maracanã, ainda pode sonhar com a vaga na principal competição sul-americana de clubes.


Copa Sul-Americana: Avaí, Atlético-PR, Barueri, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Vitória, Santos

Para acompanhar os times que não conseguirão a vaga na Libertadores, 8 times lutarão pelas 5 vagas restantes. Como são muitos times que vão para a Copa Sul-Americana, nada impede que alguns times que estão na briga pelo torneio sul-americano, possam entrar em um mau momento e serem rebaixados. A tendência é que Avaí, Vitória, Santos e Cruzeiro conquistem a vaga. Atlético-PR, Barueri e Botafogo ambicionariam a vaga restante, sempre tomando cuidado com o risco do rebaixamento.


Brigam para não cair: Fluminense, Náutico, Santo André e Sport

São várias as equipes ameaçadas, porém com as recentes trocas de técnico as que possuem possibilidade de crescimento foram relacionadas na briga pela Copa Sul-Americana. São 4 as equipes que estão mais atrás das concorrentes. O Fluminense pensou grande, trouxe Fred, possui Conca para articular as jogadas, porém perdeu a base do ano passado e não repôs com qualidade. Já trocou várias vezes de técnico durante a temporada, porém não surtiu efeito. Tem time para escapar do rebaixamento, porém só conseguirá o seu objetivo obtendo uma grande sequência de vitórias. Na mesma situação vive o Sport, que começou em alta a temporada, disputando a Copa Libertadores. Foi eliminado pelo Palmeiras, e com os maus resultados em virtude de priorizar a competição sul-americana, somada a saída do técnico Nelsinho e de briga interna entre dirigentes terminou na lanterna o primeiro turno. Já o outro clube pernambucano, possui uma equipe fraca, e que dificilmente escapará do rebaixamento, enquanto a equipe paulista, que começou bem o campeonato, trocou o comando técnico e entrou na linha descendente. Possui um time com jogadores muito veteranos, e dificilmente escapará do rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário