Depois dos confrontos entre Milan X Manchester e Lyon X Real Madrid desta terça-feira, hoje debutam nas oitavas de final Porto, Arsenal, Bayern Munich e Fiorentina.
No confronto entre ingleses e portugueses que se iniciará hoje no estádio do Dragão, colocará a prova a equipe de Arsène Wenger, que patinou nas últimas rodadas da Premier League, praticamente despedindo-se das chances de titulo. Já na Champions League, os dragões tem bem mais tradição que o Arsenal, abocanhando dois títulos (1986/87 e 2003/04), enquanto os “gunners” contentam-se apenas com um vice-campeonato em 2005/06, quando perderam para o Barcelona no Stade de France por 2x1 de virada.
O Arsenal não fez grandes contratações para esta temporada, tendo em Vermaelen o principal reforço, zagueiro que vem demonstrado em campo os atributos que levaram a sua contratação. Na janela de Janeiro, a equipe trouxe de volta o veteraníssimo Sol Cambpell, com passagens entre as temporadas 2000/01 e 2005/06 nos “gunners”. A equipe ostenta o terceiro lugar na Premier League, com uma distância de 6 pontos ao líder Chelsea, enquanto na Champions League a equipe caiu no Grupo H com Olympiacos, Standard Liège e Az Alkmaar, terminando na liderança com 13 pontos, somando quatro vitórias, um empate e uma derrota. É uma equipe leve e veloz, que joga o futebol mais bonito da Inglaterra e talvez, juntamente com o Barcelona, da Europa.
Já o Porto sofreu um processo de desmanche para esta temporada. Sairam jogadores importantes, como os argentinos Lucho González e Lisandro López. A equipe contratou vários jogadores sulamericanos como os argentinos Belluschi, Valeri e Prediger, além do uruguaio Álvaro Pereira e do colombiano Falcao Garcia, talvez a melhor contratação da temporada. A equipe ainda tem no elenco jogadores como o goleiro brasileiro Helton, os meias Mariano González e Cristián Rodríguez, além dos atacantes Hulk e Farías, sendo que este último esteve perto de vim para o Cruzeiro na negociação que levaria o atacante Kléber aos Dragões. A equipe está na terceira posição na liga nacional, há 9 pontos do líder Benfica. Já na Champions League, a equipe terminou em segundo lugar no Grupo D com 12 pontos, atrás do líder Chelsea que fez 14 e a frente de Atlético Madrid e APOEL.
Palpite: Acredito que o Porto vai complicar apenas no jogo de ida, em Portugal, podendo até vencer a partida, porém no Emirates o Arsenal não terá dificuldades para se classificar para a próxima fase.
No outro jogo do dia, haverá confronto entre alemães e italianos, sendo que o Bayern Munich já é quatro vezes campeão da liga, além de ter chegado à final outras três vezes, enquanto a Fiorentina só chegou a final na longínqua temporada 1956/57, quando perdeu para o forte Real Madrid.
A equipe alemã mudou bastante para esta temporada, começando desde a comissão técnica com a entrada do holandês Louis van Gaal, culminando no elenco. O técnico não gosta de jogadores brasileiros, e por isso Zé Roberto, Lúcio e Breno deixaram o clube. A equipe também perdeu o meia Borowski e os atacante Podolski e Luca Toni, enquanto trouxe bons jogadores como os meias Olic e Tymoschuk, e os atacantes Mario Gomez e Robben. A equipe contou ainda com a grata revelação Thomas Müller, que virou titular da equipe e vem se destacando com as boas atuações. O Bayern começou mal a temporada na Bundesliga, porém a equipe encontrou o caminho e está atualmente na liderança, junto com o Bayer Leverkusen, com 48 pontos. Já na liga, a equipe encontrou dificuldades no Grupo A, tendo o Bordeaux, Juventus e Maccabi Haifa como adversários, terminando em segundo lugar com 10 pontos, em uma campanha de três vitórias, um empate e duas derrotas. Seu grande feito foi eliminar a Juventus em jogo de confronto direto em Turim por sonoros 4x1, resultado que lhe deu a classificação para as oitavas de finais.
Já a Fiorentina teve para esta temporada as saídas do meia brasileiro Felipe Melo, além do defensor Dainelli. Vieram Marchionni e Cristiano Zanetti já Juventus, envolvidos na negociação de Felipe Melo, além de Bolatti e Keirrison do futebol português. A equipe não vem bem no Calcio, ostentando um 11º lugar há 23 pontos atrás da líder Inter. Já na Champions League a equipe fez uma boa primeira fase, terminando em primeiro lugar no grupo E, que tinha Lyon, Liverpool e Debreceni. A equipe violeta somou 15 pontos, com cinco vitórias e uma derrota, logo na rodada de estreia diante dos franceses. É uma equipe que apostará tudo na Champions League, visto que dificilmente se classificará novamente para a competição na próxima temporada.
Palpite: São equipes que não acompanho direto, porém vejo um confronto equilibrado com o Bayern levando a melhor pelo momento e pela força da sua camisa da competição.
Os jogos começam às 17h45min (horário de Brasília). Band e canais ESPN transmitem os jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário